Índice de cobertura assistencial no Estado do Tocantins

Nº de pontos de atenção em relação à população de abrangência O índice permite avaliar, segundo os parâmetros da portaria ministerial, como se encontra a cobertura de serviços de saúde na rede, compreendendo esse como um resultado da interface da Atenção Primária, Média e Alta Complexidade através da ligação entre os diversos pontos de atenção no Estado. A população de abrangência está baseada em 1.383.445 habitantes em 2010, para as metas dos anos seguintes deve-se atualizar população do estado conforme Censo IBGE. Dado populacional IBGE – 2010.

Objetivo
  • Tipo
    Desempenho
  • Cálculo
    Acumulado
  • Polaridade
    Positiva
  • Periodicidade
    Diario
  • Medida
    Índice
  • Linha de Base
    31.58
Fórmula

Nº de USF + Nº de un. RUE + Nº de un. CAPS + Nº de un. RASPD + Nº de un. Amb e Hosp. / População de abrangência x 100.000

Critério de Acompanhamento

Para o desenvolvimento do cálculo deste indicador foi estabelecido os seguintes critérios: 1 – Na Atenção Primária – considera-se Ponto de Atenção: Posto de Saúde, Centro de Saúde e Unidade Básica de Saúde; 2 - Rede de Urgência e Emergência – considera-se Ponto de Atenção: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, Unidade de Pronto Atendimento - UPA; 3 – Rede de Atenção Psicossocial – considera-se Ponto de Atenção: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS (tipo: I, II, III, inf., AD, ADIII); 4 – Rede de Atenção a Pessoa com Deficiência – considera-se Ponto de Atenção: Centro Especializado em Reabilitação – CER II Palmas, CER II – APAE Colinas (os pontos de serviços de reabilitação: Araguaína, Porto Nacional e CEDRAU são contabilizados juntamente aos hospitais, pois possuem o mesmo CNES) 5 – Serviço Ambulatorial e Hospitalar – considera-se Ponto de Atenção: as unidades hospitalares de média e alta complexidade; referência da rede de atenção – Hospital Dom Orione, Hospital de Doenças Tropicais e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia a ser credenciada em 2016; (os ambulatórios de especialidades médicas estão vinculados aos hospitais) Nesta primeira fase do monitoramento do indicador não foram considerados todos os pontos de atenção que integram a Rede de Atenção devido à inconsistência no sistema de informação do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. Este indicador é válido para o planejamento estratégico da rede de atenção a saúde. Enquanto ferramenta de gestão, a área técnica deve correlacionar o indicador aos parâmetros ministeriais de cada linha de cuidado ou rede específica. Os dados analisados levarão em consideração o Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, na perspectiva de avaliar se a população dispõe de acesso a todos os componentes da rede de saúde no Estado do Tocantins.

Metas
  • 31/12/2019
    33.0